Trabalho remoto funciona? As vantagens de ter uma empresa online

Imagine ter uma empresa totalmente gerenciada através da internet, seria muito prático não é mesmo? Essa é uma novidade que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, que atualmente é o país que mais trabalha de forma remota, onde cerca de 53% das pessoas têm optado por esse modelo de trabalho, nem que seja parcial.

Com a popularidade que a tecnologia tem ganhado ultimamente, diversos serviços como chamadas de vídeo, armazenamento na nuvem e softwares que proporcionam o gerenciamento de projetos e tarefas trabalhar em casa tornou-se fácil e prático. As vantagens são para todos, não apenas para os colaboradores, afinal, as empresas ganham muito com esse modelo de trabalho.

Mas, será que é possível fazer uma empresa crescer apenas utilizando o meio virtual? Conheça as vantagens do trabalho remoto.

Quais são as vantagens de trabalhar remotamente?

Custa menos tempo e dinheiro

Imagine uma empresa física com cerca de 50 funcionários que no último mês tenha lançado um novo produto e os vendedores estão cheios de trabalho, fazendo com que seja necessária a contratação de pelo menos 20 novos funcionários.

O problema é que o espaço no escritório só cabem mais 5 funcionários no máximo, o que seria necessária a mudança para um novo espaço, começar um novo escritório o que tornaria tudo mais complicado de se gerenciar.

Ainda seria necessário o treinamento dos novos funcionários, o pagamento de benefícios, transporte e muito mais. Caso a empresa fosse virtual, o treinamento seria online através de vídeo chamada com todos os funcionários, não sendo necessário sequer que todos estivessem na mesma cidade.

O trabalho remoto ainda é muito mais produtivo, com um risco menor de perda de prazos, onde os funcionários tiram menos dias de atestado, conseguem ser mais felizes, pois trabalhando em casa conseguem balancear trabalho e vida pessoal, tendendo a ficar até mais tempo trabalhando para essa empresa. Tudo dentro do trabalho remoto faz a empresa economizar e ainda faz bem para o meio ambiente.

 

Quebra as barreiras geográficas

Caso você esteja se perguntando se é realmente possível ter uma empresa virtual com funcionários, saiba que o trabalho remoto é capaz de proporcionar um insight. Quando todos os funcionários trabalham em casa, você tem a oportunidade de contratar pessoas de todos os lugares do mundo, com oportunidades de conseguir expandir o negócio até mesmo para outros países.

Caso você deseje ter um espaço nos Estados Unidos, por exemplo, sendo uma organização tradicional, seria necessário que você alugasse um espaço lá e realizar diversas viagens durante o ano. Mas, com uma contratação remota, basta fazer negócio com as pessoas certas e ainda ter a oportunidade de testar o mercado aos poucos antes de finalmente ter seu espaço fora do país.

 

Abrir uma empresa remota pode ser o verdadeiro avanço da sua estrutura organizacional

A estrutura organizacional deve ser pensada da mesma forma que o modelo de negócios é pensado, pois a qualidade do serviço para o cliente será definido através dela.

Tudo isso conta não somente para a estrutura hierárquica e de cargos, mas também o local de trabalho, benefícios para os funcionários e tudo sobre o trabalho de modo geral.

Se você preferir o trabalho remoto, a estrutura organizacional é muito mais avançada. Tudo isso porque as empresas que trabalham remotamente são mais focadas na produtividade e nos resultados, pois você não está vendo ninguém realizar  o trabalho, portanto a melhor opção é medir essas métricas.

Tudo dentro do trabalho remoto depende de como a companhia pensa, funciona e do tipo de produto que é oferecido. Caso você opte por trabalhar remotamente ou abrir uma empresa remota, garanta que as pessoas que serão contratadas são abertas ao regime.

As pessoas precisam ser boas no gerenciamento e na comunicação que será estritamente online.

06/04/2018