Os melhores sites para baixar fotos gratuitas

A internet apresenta um infinito universo de informações e conteúdos disponíveis para os internautas acessarem. Muitas vezes, é difícil filtrar quais sites realmente fornecem informações relevantes e confiáveis. O mesmo vale para a busca de imagens de alta qualidade para necessidades específicas, como a utilização em apresentações profissionais e acadêmicas, ou mesmo nas redes sociais.

Por essa razão, é preciso encontrar imagens criadas por profissionais aptos e que possam contribuir para transmitir a mensagem desejada. Muitos fotógrafos e designers publicam suas fotos em sites e redes sociais, porém o trabalho deles está sujeito a leis de propriedade intelectual e diretos autorais.

Essa questão tem pouco peso no Brasil, mas é uma realidade em países como os Estados Unidos. E mesmo na internet, que muitos consideram uma “terra sem lei”, os problemas com direitos autorais podem levar a consequências sérias. Por exemplo, sites que são denunciados por quebra de direitos autorais podem ser rebaixados na lista de pesquisa do Google, ou mesmo excluídos.

Para evitar que você tenha problemas com isso, tendo acesso a um banco de imagens de qualidade e, além de tudo, gratuitas, separei uma lista com os melhores sites para baixar fotos gratuitas:

Pixabay

O Pixabay não fornece somente fotos, como também ilustrações de artistas e vídeos para baixar. Para quem é da área de ilustração digital e precisa de imagens vetoriais, aquelas que não perdem qualidade quando são redimensionadas, podem encontrar boas opções nesse site.

Os vetoriais são especialmente uteis, pois pode-se dizer que é a figura original, criada a partir de combinações matemáticas e geométricas para formar uma imagem.

Todo o conteúdo disponibilizado é gratuito e não há necessidade de creditar o artista nas postagens. A visualização de imagens não requer cadastro, mas é necessário registrar-se no site pata efetuar o download.

FREEIMAGES

Esse site é rico em imagens de paisagens da natureza, moda e arte. Para utilizar o serviço desse site é preciso estar cadastrado, basta fornecer nome e e-mail para passar a fazer parte dessa comunidade de fotógrafos.

Qualquer pessoa pode submeter imagens para integrar esse banco de imagens, porém, somente imagens de alta qualidade e expressivas são selecionadas.

Portanto, a qualidade do conteúdo é garantida. Embora o site seja em inglês, o usuário pode realizar a busca por termos em português, o que facilita a acessibilidade do conteúdo.

DeviantArt

Em geral, o conteúdo de Stock Photos, ou banco de dados de imagens, possuem regras especificas para utilização. Os artistas que disponibilizam trabalhos no DeviantArt cedem os direitos das suas produções.

Isso quer dizer que o site pode comercializar versões impressas dessas imagens e outros produtos, como xícaras, cartões postais e calendários. Para esse site, os interessados precisam estar cadastrados para postar seus trabalhos, mas não para baixar fotos gratuitas.

O DeviantArt também é uma comunidade de artistas, portanto, é incentivada a comunicação e a interação entre os usuários.

Morguefile

Além de banco de imagens disponíveis para download, o site Morguefile é conhecido por ser uma rede de compartilhamento, que permite a fotógrafos iniciantes exibirem seus trabalhos de forma gratuita.

Existem imagens que registram desde paisagens naturais, a até construções arquitetônicas de todo o mundo. Inclui fotos de registros de viagens em locais incríveis.

O site também disponibiliza acesso a vídeos de diversas categorias.

FreeRange

Tanto em redes sociais, como em outras plataformas de conteúdo, são necessárias imagens de qualidade para se destacar e complementar o seu artigo ou post. Por essa razão, o FreeRange tem opções ideais para os mais diversos temas, tais como paisagens naturais, infográficos de negócios e ilustrações.

As imagens disponíveis foram criadas por profissionais especializados, para garantir o alto nível de qualidade.

Antes de serem selecionados para o site, os arquivos são avaliados e passam por correções de cor no Photoshop, para garantir maior resolução.

Pexels

Uma das funcionalidades que facilita a navegação do site Pexels é a lista de categorias e imagens “trends”. Elas são as fotos que foram mais procuradas e acessadas recentemente, e com maior número de downloads por parte dos integrantes inscritos.

Para facilitar o acesso, o site não requer cadastro para baixar fotos gratuitas. O enorme acervo disponível pode ser consultado por categoria, como também pela busca do perfil do fotógrafo ou artista.

O formato do Pexels se assemelha a uma rede social, aonde os inscritos podem interagir, curtir as postagens uns dos outros e seguir perfis interessantes.

Everystockphoto

Um dos aspectos mais interessantes sobre o Everystockphoto é que o site disponibiliza acesso a arquivos de imagens históricas.

Por se tratar de um site criado nos Estados Unidos, há arquivos da Biblioteca do Congresso Americano, a maior dos EUA e uma maiores do mundo, e imagens disponibilizadas por órgãos, como a NASA.

Não há necessidade de cadastro no site para visualizar e baixar as imagens, porém, existem funcionalidades interessantes para quem se inscrever. O usuário pode, por exemplo, realizar a sua pesquisa por temas e salvar as imagens escolhidas em uma coleção, que pode ser salva para posterior consulta ou serem baixadas em lote no site.

Utilizando estes sites para baixar fotos gratuitas e ilustrar o seu conteúdo, você estará, além de garantindo um toque especial ao artigo, ou ao seu site, evitando problemas sérios futuros, com direitos de imagem.

28/11/2017