Guia completo para escrever artigos de boa qualidade

Ser dono de um site se tornou a principal fonte de renda de muitos empreendedores online. Mas um site precisa de artigos de qualidade para manterem o fluxo de leitores e conseguir uma boa posição no Google.

Apesar de muitos acharem ser fácil escrever um artigo, é preciso ter alguns cuidados e conhecimentos para o texto realmente ter um conteúdo bom e relevante.

Para quem está começando um site agora ou quem deseja começar uma carreira como redator, preparamos este guia completo para escrever artigos de boa qualidade. Veja o passo a passo:

Planejamento

Primeiro, um aviso: todo o processo de escrita de um artigo leva algumas horas, mesmo que suas habilidades de escrita sejam boas. Desde da criação da ideia, até a finalização do artigo, você pode passar várias horas e até mesmo dias escrevendo um bom conteúdo.

Muito antes de colocar as palavras no computador, é preciso ter certeza de quem tudo para escrever o artigo. E tudo significa pauta, conhecimento do público alvo do site e as palavras-chaves.

Muitos redatores ignoram o processo de planejamento, mas fazer essa lição de casa irá lhe poupar tempo e com o tempo você irá criar ótimos artigos em poucas horas.

  1. Pesquisa

Um dos maiores segredos dos escritores profissionais, é que na verdade eles não sabem de tudo. E verdade seja dita, às vezes não sabemos nada sobre um assunto antes de escrever sobre isso.

Mas isso tem uma grande vantagem: a curiosidade natural dos redatores é o que torna-os fanáticos pelo trabalho. E os redatores devem ter o cuidado de realizar uma pesquisa bem feita, com fontes confiáveis.

  1. Título Chamativo

Existem duas abordagens principais para títulos de artigos. Você pode decidir sobre o título antes de escrever o artigo e usar o título para estruturar seu esboço, ou você pode escrever o artigo e depois escolher um título que se encaixe.

Mas de toda forma, o título deve chamar a atenção do leitor logo no primeiro momento. Além de chamar a atenção do leitor, o artigo deve conter a palavra-chave principal do artigo, para fins de ranqueamento.

  1. Introdução

A introdução é essencial para prender a atenção do leitor. Uma introdução bem feita deve prender o leitor logo nas primeiras frases, ou eles irão fechar a página antes mesmo de passar para o próximo parágrafo.

A introdução pode ser feita de várias formas: contando uma história ou uma piada, seja empático com uma situação ou conquiste o leitor com um fato ou estatística interessante.

Após esta primeira abordagem, descreva o propósito do artigo e explique por que a leitura irá ajudar o leitor a resolver um determinado problema. Isso dará uma razão para a pessoa continuar lendo o texto e criará uma conexão.

  1. Escreva!

Agora que você já tem um esboço pronto e a introdução, é hora de preencher o espaço em branco. Use o planejamento como seu guia e não esqueça de expandir todos os seus pontos conforme necessário.

Se já conhece algo sobre o assunto, escreva seus conhecimentos e adicione informações obtidas pela pesquisa. Para dar mais sustentação ao texto, coloque dados de órgãos oficiais, pesquisas cientificas e autoridades, incorporando como fonte externa.

  1. Conclusão e call-to-action

Todo artigo deve ter uma conclusão, que é uma pequena revisão do que foi dito no texto, sem adicionar novas informações. Porém, o que realmente irá fazer a diferença no artigo é a chamada para ação ou call-to-action.

Antes de finalizar o texto, coloque uma call-to-action, chamando o leitor a se inscrever no blog, baixar um e-book, ler um artigo relacionado, registrar-se em um webinar ou evento.

Os leitores que clicam no CTA geram mais engajamento, além de ser ofertado mais conteúdo valioso para ele. Além disso, a chamada para ação irá linkar um conteúdo interno do site, melhorando o SEO.

  1. Revise o artigo

O processo de revisão é muito importante para escrita de um artigo de qualidade, portanto, não o negligencie. Vale até mesmo pedir a um amigo ou colega para revisar o texto para você.

Um conselho para deixar o artigo ainda mais atraente: coloque imagens bonitas e relevantes para a postagem. Escolha sites de domínio público, como Pixabay e Unsplash para pegar as imagens.

Agora é só começar a escrever e colher os resultados! Seguindo este guia, seus textos se tornarão extremamente profissionais, conquistando clientes e leitores.

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23/01/2018