Conheça as 6 principais ferramentas usadas pelos freelancers de sucesso

Quando você começa a trabalhar para uma empresa padrão já está praticamente tudo resolvido para você, certo? Só precisa entrar com disposição e habilidade para desenvolver seu trabalho, sem se preocupar muito com as demais estruturas da corporação.

Na vida de um freelancer as coisas são um pouco diferentes. Este profissional tem diversas liberdades, mas ser tão dono de si exige diversas responsabilidades que vão desde a gestão de tempo até cuidar das finanças.

Produtividade

Produtividade

Por sorte há hoje no mercado uma diversidade de ferramentas e aplicações para facilitar a vida dos autônomos, separamos as 6 mais interessantes:

1 – DROPBOX

Podemos dizer que o Dropbox é a ponte entre os aparelhos do usuário. Ele armazena arquivos dos mais diversos tipos e permite que sejam acessados de qualquer outro dispositivo com acesso à internet. Por aplicativo ou pelo próprio site, basta informar o e-mail cadastrado e a senha para que todos os dados salvos estejam disponíveis, dispensando a incomodação de ficar carregando um pen drive pra lá e pra cá. Apesar de tanta facilidade, o Dropbox promete segurança através de seu sistema criptografado.

Mas se a vontade for compartilhar mesmo também pode! É possível partilhar as pastas e documentos ali guardados com outros usuários do Dropbox que poderão passar a contribuir ou alterar os arquivos. Mesmo se você trabalha sozinho a ferramenta é uma mão na roda e garante que seus arquivos e documentos acompanhem você para onde for.

2 – TRELLO

Queridinho de vários profissionais, o Trello é um verdadeiro organizador de projetos. Com uma interface que aposta no visual, o Trello conta com um sistema de divisão de quadros (boards) e de cartões (cards). De primeira pode parecer estranho, mas a adaptação ao site costuma ser rápida e fácil, basta mexer um pouco em suas funcionalidades para se familiarizar. Os boards organizam os assuntos ou projetos por nome e os cards abrangem os links, imagens ou qualquer informação pertinente ao projeto. O interessante é que estes cartões podem ser arrastados e colocados em ordem de importância, por exemplo. O conteúdo de um board pode ser compartilhado com mais pessoas e estas também conseguem fazer alterações ou adicionar comentários. Dentro do blog deles (https://blog.trello.com) há várias ideias de como utilizar o site da melhor maneira.

3 – PiXo

O PiXo é um baita facilitador na vida de um freelancer. A plataforma reune em um só lugar clientes que estão procurando serviço, uma forma de freelancers se comunicarem com estes clientes, um local para enviar o trabalho e um meio de pagar e receber. Segurança, privacidade e pagamentos pontuais são os três princípios do sistema que reúne um bom número de freelancers e de clientes. As horas gastas caçando clientes em locais incertos podem ser imensamente reduzidas tendo tudo centralizado em um lugar só.

4 – BEHANCE OU TUMBLR

Para transmitir confiança e conseguir mais clientes é importante ter o que mostrar. Mesmo para os freelancers que estão apenas começando é indicada a criação de um portfólio, independente de ser composto por trabalhos já divulgados ou feitos somente para este propósito. O Behance une diversos profissionais do ramo da criatividade e possibilita que lá exponham seus trabalhos. O site suporta fotos, imagens, gravações, textos e mais. Já o Tumblr  pode servir como uma pequena página pessoal para hospedar seu portfólio. Sua versatilidade no quesito de postagem de materiais dos mais diversos modelos é o que chama a atenção de alguns profissionais que buscam ali um local para armazenar seus trabalhos.

5 – MINDMEISTER

Pode guardar o papel e a caneta e começar a organizar seus pensamentos no computador. O MindMeister é uma plataforma designada para a criação de mapas mentais. Sim, aquilo que às vezes parece um monte de rabisco, mas que ajuda bastante na hora de botar as ideias no lugar. O site permite que os mapas mentais sejam personalizados de várias formas e facilita a criação e o desenvolvimento de projetos.

6 – COLORNOTE

Quem nunca ficou com a mesa ou a tela do computador cheia de post-its, não é mesmo?! Para despoluir o visual de sua mesa de trabalho e ganhar pontos com o meio ambiente o ColorNote faz o papel dos post-its, mas tudo da tela do celular. O aplicativo viabiliza a criação de notas e listas que podem ser colocadas em ordem de importância e podem ter seus itens riscados depois de realizados. Uma verdadeira virtualização daqueles papeizinhos que ficam perdidos pela mesa.

BÔNUS

Além dos principais já citados, há ainda ferramentas que já fazem parte do cotidiano e que podem ser direcionadas para o uso profissional, como o whatsapp para a comunicação imediata com o cliente, o facebook para divulgação da page do serviço e o paypal para fazer e receber pagamentos. Também existem outras ferramentas mais específicas que servem para facilitar a vida e aprimorar os trabalhos dos freelancers, como é o caso do sinônimos que ajuda a enriquecer os textos, dos bancos de imagem gratuitos e dos sites para baixar fontes.

Mais uma vez agradecemos a visita. Deixe seu comentário abaixo.

30/09/2017