Como ganhar dinheiro como freelancer. Conheça os profissionais mais procurados
Atualmente, no mundo inteiro, seja pela crise econômica ou pelas novas oportunidades, tem crescido de forma considerável a quantidade de profissionais em busca de um trabalho remoto ou home office como freelancer. Por outro lado, a demanda para esse tipo de serviço também tem crescido de forma considerável.
No mercado tem chovido oportunidades, onde diversos empregadores têm buscado a foça de trabalho de profissionais autônomos, crescendo assim as ofertas no mercado de projetos.
Se você está disposto a realizar um trabalho remoto e ganhar dinheiro como freelancer, conheça a seguir os profissionais mais procurados por empresas para a realização desses trabalhos.
Profissionais mais procurados
Programador
O programador é um dos profissionais mais procurados na área de tecnologia da informação. Um programador escreve as rotinas e instruções dentro das linguagens de programação para aplicações, sistemas ou websites.
Existe no mercado atualmente uma grande demanda para desenvolvedores de sistemas em quatro áreas: programadores para desktop, para web, para mobile e para games.
Os principais requisitos para ser programador são:
- Ter sólidos conhecimento em linguagem de programação
- Ter raciocínio lógico
- Ser autodidata
- Gostar de resolver problemas
- Saber inglês
- Gostar de aprender
Webdesigner
O webdesigner realiza o desenvolvimento gráfico para a internet, criando websites, blogs, portais, hotsites, aplicativos e peças gráficas para utilização na internet. O webdesigner costuma ser bastante requisitado, e pode atuar também como desenvolvedor front-end, designer de interfaces e designer mobile.
O profissional de webdesigner utilzia os conhecimentos de designer gráfico em trabalhos para a internet.
Requisitos para o trabalho de webdesigner:
- Manipular programas gráficos de edição de imagens
- Conhecer algumas linguagens de programação como CSS, HTML, PHP, javascript
- Ter conhecimentos em construção de interfaces e usabilidade
- Estar sempre estudando e se atualizando
Designer gráfico
O designer gráfico cria os conceitos visuais, projetos gráficos de informação e criação de artes para mídias impressas e eletrônicas. O designer gráfico também é o responsável pela criação e execução de projetos gráficos para a internet, vídeos e trabalhos impressos como a identidade visual, logomarcas, diagramação de documentos, embalagens, anúncios, vinhetas, sites, jornais, livros e tudo mais que tiver relação com projetos gráficos.
Requisitos para o trabalho de designer gráfico:
- Conhecimentos em teoria das cores, tipografia, produção gráfica, ergonomia, estética
- Domínio de ferramentas de edição gráfica
- Conhecimento de técnicas de comunicação e publicidade
- Domínio de formatos de saídas e otimização para cada mídia
- Acompanhar a evolução e as tendências do design mundial
Analista de redes sociais
O analista de redes sociais é responsável por planejar e gerenciar as mídias sociais, de acordo com os contextos relacionados ao SAC 2.0 (Serviço de Atendimento ao Cliente On-line), Gestão de Conteúdo, Planejamento e Estratégias de Campanha, Monitoramento de Marcas, Mensuração de Resultados e muitas outras ações nas principais redes sociais atuais, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest, YouTube, Instagram e Foursquare.
Requisitos para o trabalho:
- Atuação e conhecimento profundo do funcionamento das diversas redes sociais.
- Boa capacidade de comunicação e gerência de crises.
- Análise de relatórios de monitoramento e métricas online.
Analista de marketing digital
O analista de marketing digital é responsável pelo desenvolvimento de estratégias digitais de marketing. O principal objetivo desse profissional é promover a marca e construir um relacionamento forte com o público alvo da empresa em questão.
Existe ainda uma grande demanda para profissionais que tenha conhecimentos específicos em ferramentas de SEO e ações de marketing.
Requisitos para trabalhar como analista de marketing digital:
- Gerenciar ações de marketing digital com foco na promoção da marca, engajamento, conversão e resultado em vendas e adesões.
- Saber, planejar, implementar e acompanhar campanhas de mídia online.
- Capacidade de geração e análise de relatórios de métricas online, analytics, com objetivo de identificar tendências, crises, oportunidades e propor ações preventivas e de ações de marketing.
- Conhecer técnicas de comunicação, marketing e a linguagem adequada para cada meio com digital como: sites, blogs, e-mail, links patrocinados e redes sociais.