Como escolher a melhor fonte para um projeto gráfico

Vivemos em uma era de cliques, com diversos processo de design otimizados e favorecidos pela tecnologia, onde o envolvimento com tipografia parece tão complicado quanto antigamente, onde as fontes eram um conjunto específico de tipos móveis de metal e não apenas um nome em um menu de programa.

Caso você já tenha enfrentado dificuldades na hora de escolher uma fonte para o seu projeto, confira a seguir as melhores dicas para te ajudar a escolhe-las e utiliza-las da melhor forma possível dentro do seu projeto.

Porque escolher uma fonte é importante?

As fontes para os projetos podem ser comparadas às roupas que escolhemos vestir. Imagine o que as roupas dizem sobre você, com base no que você veste muitas pessoas podem criar conceitos certos ou equivocados a respeito do seu estilo, da sua personalidade, da sua situação econômica, sua idade ou a impressão que você deseja causar.

As diferentes situações e ocasiões exigem que tenhamos apresentações diferentes, não é mesmo? Agora imagine que você está utilizando trajes de banho em uma entrevista de emprego ou um tenho e gravata na praia, são situações onde as roupas utilizadas não são adequadas.

E da mesma forma que as roupas são capazes de dizer ao nosso respeito, as escolhas das fontes também são capazes de dizer muito sobre um projeto de design.

As fontes são as responsáveis por causar à primeira vista uma impressão nas pessoas com a qual julgam o resto do design, portanto a escolha das fontes deve sempre ter um propósito para uma determinada demanda.

A fonte escolhida para o projeto que você está desenvolvendo fala praia quando na realidade deveria ser direcionada como entrevista de emprego? Os elementos dessa fonte não combinam ou se complementam?

Esses elementos se comunicam perfeitamente com as qualidades especificadas pelo projeto?

Todas essas considerações fazem parte do que torna tão importante escolher corretamente a fonte para o projeto de design, e o quanto as fontes deve ser analisadas de forma cuidadosa.

A escolha dessas fontes costuma dar o tom a todo o projeto e pode ser um verdadeiro guia de sentimentos do espectador na direção da interação com o design. A escolha inadequada de uma fonte pode criar distrações que influenciam na mensagem e nas intenções que o design teria.

 

Como escolher a fonte ideal?

A primeira coisa que você precisa se preocupar na hora de escolher a fonte para um projeto é associar a combinação da fonte à mensagem ou ao propósito do design criado por você.

Antes de sair por ai em busca das fontes disponíveis no computador ou buscar por novas fontes para download, uma excelente ideia é criar uma lista com as qualidades e características que você deseja que o seu design passe para as pessoas.

Com isso, na hora que você estiver escolhendo, você já terá tudo planejado para realizar as combinações do design com a fonte. Isso é essencial, pois cada família tipográfica possui seu próprio conceito ou personalidade.

Talvez seja mais sério, mais descontraído, mais lúdico ou elegante. Ouça o que a fonte te diz, principalmente se ela está de acordo com seu projeto.

Caso as características passadas pela fonte não tenham nada haver com a mensagem que o seu design está passando, os clientes não terão uma conexão com o projeto.

Na hora de escolher uma fonte é completamente fácil se perder nas diversas opções interessantes que os sites oferecem, mas você não pode deixar que suas preferências pessoais se transformem em um verdadeiro obstáculo.

Uma fonte que você possa achar estilosa pode acabar não sendo a melhor opção para o projeto em que você está trabalhando.

06/04/2018